AGENDA DA CULTURA

AGENDA DA CULTURA

Oscar da Cultura

Oscar da Cultura

VÍDEO DO MINUTO

VÍDEO DO MINUTO

Como estou espiritualmente?

Se você quer saber como esta espiritualmente é só ver o que você fala, o que sai da sua boca, pois o que sai da boca é o que esta no coração.
Se você se depara sempre falando palavras negativas, de duvidas, fofocas, mentiras, coisas fúteis e mundanas, então é isso que tem estado dentro de você.

Então você deve agir com rapidez, buscar a mudança, o novo nascimento e não fazer vista grossa, pois se você faz caso omisso do pecado, trata o pecado como se ele não existisse em sua vida, as coisas vão entrando e você vai caíndo aos pouquinhos.
O pecado vai corroendo o seu interior e te destruindo, porque você não cortou o mal pela raiz, mas ficou alimentando essas coisas negativas que só te afastam da presença de Deus.

Não se engane a si mesma nem aceite o domínio do pecado sobre a sua vida, seja mais forte do que ele.

“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Lucas 6:45

Vídeo do Grupo de Dança, Arte Jovem




The Love Walk – A Caminhada do Amor, 1º abril

SANTA CRUZ - CAMPEÃ DA Iª FEIRA DA CULTURA

SANTA CRUZ - CAMPEÃ DA Iª FEIRA DA CULTURA
Neste ultimo sábdo dia 11 de Fevereiro foi realizado a Iª Feira da Cultura da Força Jovem Bahia. As regiões presentes representaram um estado ou um país. A um mês atrás foi realizado o sorteio para que cada região pudesse escolher quem representaria, e assim se destacaram as seguintes regiões: Castelo Branco II, Sete de Abril, Vale da Muriçoca, Santa Cruz e Fazenda Coutos, que se dedicxaram na ornamentação, criatividade, comida típica, e dança daquele local.
As regiões presentes derem um toque especial nas tendas que montaram, figurino e maquilagem também chamou a atenção dos que vieram prestigiar essa grande festa.
Chegou ao final do evento e a região de Santa Cruz foi a que mais se destacou, com seu charme na coreográfia que representou a China. Com certeza na próxima feira as regiões viram com tudo, porque nessa não teve para ninguém foi Santa Cruz que fez a diferença.
Para as regiões presentes, vai a seguinte mensagem.
"Muitos são chamados e poucos são os escolhidos" e vocês que sacrificaram dando seu melhor, serão honrados por Deus.
diz: Meire(responsável do Programa Cultura)

Veja fotos abaixo:

CULTURA FORÇA JOVEM BAHIA

Force e Dance - Coreográfia Compromisso.

Vígilia dos Vencedores

No dia 30 de Setembro, ultima sexta-feira do mês, o Grupo de Teatro Art Jovem, fez mais uma de suas apresentações que relatou o destino daqueles que não tem se voltado para Deus e que tem levado sua vida de qualquer maneira. Foi uma apresentação fantástica que envolveu muito dinamismo, e levou todos a refletirem para onde irão após a morte. O grupo de Teatro Art Jovem tem investido a cada dia para levar melhor perfomace e criatividades para que todos sejam alcançados através de suas encenações. Se você quer fazer parte desse trabalho, junte-se a nós todas as segundas e quintas às 18h e sábado às 16h, no estacionamento do Cenáculo do Espírito Santo, Iguatemi. Veja as fotos abaixo:

Coral Força Jovem Bahia - Cultura Força Jovem.

Cultura Força Jovem Bahia

Force Dance na Vígilia dos Vencedores

GRUPO FORCE E DANCE

Force Dance na Reunião da Força Jovem

Para Meditar

Olá pessoal,

meditem em Apocalipse 3: 14 ao 22 e que Deus abençoe o dia de vocês e que seus sonhos se tornem em realidade.
Tenham uma ótima semana.

CULTURA FORÇA JOVEM LOBATO

IIº FESTIVAL DA CULTURA

No mês de Agosto a Cultura Força Jovem fez a IIª Edição do Festival da Cultura. Foi uma tarde de muita alegria e expectativa dos finalistas, aonde todos foram contagiados com as apresentações nas categorias: (Dança, Canto e Teatro).

Quem não esteve presente perdeu a maravilhosa apresentação de cada finalista que se empenhou no figurino, na encenação e na criatividade.

Veja abaixo algumas fotos:

DIA DA SOLIDARIEDADE DA CULTURA JOVEM

No ultimo domingo líderes e componentes da Cultura Jovem Bahia fizeram uma visita a dois orfanatos o GACC (Grupo de Apoio a Criança com Cancer e CAASAH), onde levamos uma tarde de alegria a todas as crianças e familiares. Foram feita doação de brinquedos novos e lanchinhos para elas, na oportunidade foi apresentada uma peça infantil falando de um novo amiguinho que o menino Móises encontrou, esse amiguinho era Jesus.
"Foi uma novo experiencia para a galera da Cultura, pois ficamos frente a frente com a realidade desse mundo, pães lutando pela cura de seus filhos, e crianças confiando que um dia voltaram a ser crianças normais, foi muito forte e não pudemos conter as lágrimas em ver crianças cheias de vida com essa terrível doença que tem matado muitos em todo o mundo", comenta Rosemary Valeriano, responsável pelo trabalho da Cultura no Estado.
Foi levado a palavra de fé e esperança aos pais afirmando que a fé em Deus pode trazer a cura tão desejada a seus filhos. Foram também feita orações pela obreira da Cultura que estavam presente.
Com certeza esse trabalho não para, pois Deus tem motivado os líderes e componentes deste programa a prosseguir.
Veja fotos abaixo








CHEGA MAIS COMUNIDADE.

No ultimo sábado o Força Jovem Bahia promoveu um grande evento para a comunidade de Tancredo Neves (Chega Mais Comunidade). A comunidade foi previlegiada com o atendimento Jurídico, Aferição de Pressão, Manicure, Corte de Cabelo Masculino, Trança de Cabelo, Pintura infantil, e a participação especial do grupo de dança da Cultura do Bairro da Paz.

A cultura esteve presente em todo o evento, os voluntários ajudarão com seus talentos para melhor atendimento. Para a galera da cultura foi um prazer em servir e estaremos aguardando o próximo que com certeza será melhor que o primeiro.

Veja fotos abaixo.

RESPONSÁVEIS DA CULTURA COM A REPORTER

RESPONSÁVEIS DA CULTURA COM A REPORTER

VOLUNTÁRIO DA CULTURA - CORTE DE CABELO

VOLUNTÁRIO DA CULTURA - CORTE DE CABELO

VOLUNTÁRIO DA CULTURA - CORTE DE CABELO.

VOLUNTÁRIO DA CULTURA - CORTE DE CABELO.

VOLUNTÁRIA DA CULTURA - ESCOVA.

VOLUNTÁRIA DA CULTURA - ESCOVA.

VOLUNTÁRIA DA CULTURA - PINTURA.

VOLUNTÁRIA DA CULTURA - PINTURA.

VOLUNTÁRIA DA CULTURA - PINTURA.

VOLUNTÁRIA DA CULTURA - PINTURA.

VOLUNTÁRIA DA CULTURA - TRANÇA.

VOLUNTÁRIA DA CULTURA - TRANÇA.

VOLUNTÁRIA DA CULTURA - PINTURA.

VOLUNTÁRIA DA CULTURA - PINTURA.

CULTURA - GRUPO DE DANÇA TWO STEP.

CULTURA - GRUPO DE DANÇA TWO STEP.




Bleats.

Bleats.










segunda-feira, 21 de março de 2011

Iº FESTIVAL CULTURAL FORÇA JOVEM BAHIA























Neste domingo dia 20 de Março, foi realizado o primeiro festival da Cultura do Força Jovem Bahia. Foram meses de espera para a realização, mais como já era de se esperara, arrebentou!!!

O teatro do IDERB ficou pequeno para a grande torcida das equipes que chegaram a final. Foram duas categorias: canto e dança.


Na categoria dança tivemos os representantes da igreja de Bairro da Paz, Pernambués, São Rafael e Igreja Batista do Novo Arvoredo, a categoria canto tivemos os representantes das igrejas de Sete de Abril, Boca do Rio II e Ilha Amarela.


Foi uma grande disputa, pois todos os representantes foram com toda força e garra no objetivo de ganhar o concurso e glorificar o nome de Jesus.


A mesa dos jurados foi composta por Thyna Ramos (cantora evnagélica), Eddy Carlos (um dos coordenadores do Projeto Força Jovem Bahia e formado em Educação Física), João ( Professor de Capoeira) e Helton (coordenador dos esportes do Força Jovem Bahia, que foram bem cautelosos no julgamento para que tudo fosse feito com justiça, porque foi dificil para decidir quem seria o campeão de cada categoria.


Antes que desse início ao festival o grupo de teatro da Catedral (organizador do Evento), descontraiu a platéia com brincadeiras interativas, e às 14:30 deu-se início ao festival com uma oração para que Deus tomasse a diração e em seguida foi anunciado a apresentação de abertura do grupo de dança da Catedral (Force e Dance). Os apresentadores do evento Milena Moreira, Neilton Oliveira e Hugo Carlos apresentaram as categorias. Foram momentos de muita adrenalina, a torcida vibrava torcendo para que a seu representante fosse o campeão, chegou enfim o final do Festival, tenho na Categoria de Canto como vencedor, Elizeu Santana representando a igreja de Ilha Amarela e na categoria de dança o grupo Águia respresentando a Igreja Batista do Novo Arvoredo. Foi um sucesso, arrebentou!


Quando Deus está à frente às coisas fluem. A humildade e dedicação de cada componente da Cultura da Catedral unido ao Espírito Santo foi possível fazer o melhor, em um Estado onde a cultura é um ponto forte na mãos do diabo. disse: Rosemary, coordenadora do projeto Cultura.


No final foi feita uma oração de agradecimento e também, pelo pastores responsável pelo trabalho do Força Jovem Bahia (pastor Adriano Lopes e pastor Felipe) e pelo pastor Jean Madeira, responsável pelo Força Jovem Brasil.
Prepare-se para o próximo!

DANÇA

DANÇA
Dança

A dança é uma das três principais artes cénicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciado é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela. A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento e/ou cerimónia. Como arte, a dança se expressa através dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público, que ao longo do tempo foi se desvinculado das particularidades do teatro. Actualmente, a dança manifesta-se nas ruas em eventos como "Dança em Trânsito", sob a forma de vídeo, no chamado "vídeodança", e em qualquer outro ambiente em que for contextualizado o propósito artístico.

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele. A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na pré-história, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.

O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, onde as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registos dessas danças mostram que as mesmas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.

Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos. O Japão preservou o carácter religioso das danças, onde as mesmas são feitas até hoje, nas cerimónias dos tempos primitivos. Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter carácter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espectáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura. No século XVI surgiram os primeiros registos das danças, onde cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras.

Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças. Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.


ESTILOS DE DANÇA

-BALÉ

-BREAK DANE

-CAPOEIRA

-CHACHACHÁ

-DANÇA CONTEPORANÊA

-DANÇA DO VENTRE

-FORRÓ

-FUNK

-HIP HOP

-LAMBADA

-MERENGUE

-PASODOBLE

-QUICK STEP

-SALSA

-SAMBA

-TANGO


LAZER E CULTURA

"O Pianista"

Filme conta a história real de um judeu que sobreviveu, graças ao seu talento musical, aos guetos impostos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial

“O Pianista”, dirigido por Roman Polanski, é uma adaptação do livro autobiográfico do músico judeu polonês Wladyslaw Szpilman, vencedor de três estatuetas do Oscar nas categorias de Melhor Ator, Direção e Roteiro Adaptado. A obra foi filmada em 2002, 2 anos após a morte do pianista.

A história de Szpilman (Adrien Brody) se passa durante a Segunda Guerra Mundial, no Gueto de Varsóvia, na Polônia, um distrito isolado dentro da cidade, no qual os judeus foram forçados a morar em condições desumanas, enfrentando a escassez de alimentos, a miséria e o frio.

A história do pianista possui forte conexão com a vida do diretor. Quando Polanski era criança foi forçado a viver no Gueto de Cracóvia, de onde escapou após a morte de sua mãe. Um trauma que ele nunca superou e que tinha vontade de compartilhar com o mundo, sem ainda se sentir pronto para isso.

Ao ler “O Pianista”, ele descobriu que Spzilman possuía uma visão lúcida e fiel dos fatos, por isso decidiu filmar sua história. Diferentemente de outros filmes que abordaram o Holocausto, “O Pianista” não leva o telespectador aos prantos ante o horror nazista. O que se sente durante o relato calmo e passivo de Szpilman é indignação e aversão ao lado mais bárbaro e cruel que o ser humano pode revelar.

Veja também:

"A Lista de Schindler"


Dia em memória às vítimas do Holocausto

O filme conta como Spzilman sobreviveu dentro e fora do gueto, sempre contrastando cenas horripilantes com as belas músicas tocadas em seu piano. Seu talento conquistou o país pelas rádios, e o salvou da morte, mostrando que a música possui forte capacidade de sensibilizar quem a ouve, sendo capaz, até mesmo, de tocar a alma de pessoas que pareciam ter o coração tomado somente pelo ódio e a maldade.

Além da história pessoal de Szpilman, o filme nos remete a passagens históricas importantes, como a construção do Gueto de Varsóvia, o “Levante do Gueto”, quando os judeus se rebelaram contra os soldados da polícia nazista, e o contexto social e político da Polônia durante a Segunda Guerra Mundial.

Uma lição de história, sensibilidade e calma. É isso que “O Pianista” tem a nos ensinar. Em nenhum momento Szpilman demonstrou ódio ou vontade de vingança, mesmo presenciando o mal em sua totalidade. Ele apenas observava o horror calmamente, demonstrando a fé de quem acredita que mesmo após a pior tempestade, sempre vem a calmaria.

Assista ao trailler legendado:

11 PERGUNTAS FEITAS PARA O DIABO.

MEDITEM NESSA MENSAGEM!

FOTOS DO TCA

FOTOS DO TCA

CULTURA NA BAHIA

Domingo no TCA

Um dos destaques entre os projetos do TCA, o Domingo no TCA estreou em março de 2007 e, desde então, tem apresentado espetáculos de música erudita e popular, dança, teatro, circo e cinema com ingressos ao preço popular de R$ 1, nos domingos pela manhã. Oportunidade para uma grande parcela da população entrar pela primeira vez no TCA, o projeto valoriza artistas e produções baianas, que compõem praticamente toda a programação do projeto. Desde a estreia até julho de 2010, o projeto contou com cerca de 40 edições, contando com um público de mais de 48 mil pessoas.

Em sua programação, o Domingo no TCA contou com espetáculos teatrais, como “Mestre Haroldo e os Meninos”, “1,99”, “O Voo da Asa Branca”, “Cuida Bem de Mim”, “7 Conto”, “O Sapato do Meu Tio”, “Os Cafajestes”, “Policarpo Quaresma” e “Jeremias, Profeta da Chuva” – sendo que os dois últimos foram montagens do Núcleo de Teatro do TCA (TCA.Núcleo); shows musicais, entre eles Moraes Moreira, Mariene de Castro, Retrofoguetes, Gerônimo, Luiz Caldas, a Osquestra Sinfônica da Bahia, Jussara Silveira e a Orkestra Rumpilezz; os filmes “Esses Moços”, “Prisioneiro na Torre” e “As Aventuras de Gui e Estopa”; espetáculos circenses com a Intrépida Trupe e Circo Picolino; e apresentações de dança com a Cia. Vila Dança e o BTCA com as coreografias “Isadora”, de Luiz de Abreu, e “.Áfrika”, de Victor Navarro.